Coordenador : Rosimere Ferreira Santana
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 391597.2206.49849.14042023
Unidade/Órgão Adm.: CME
Departamento/Setor: MEM
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos de graduação, que irão compor a Liga como equipe de diretoria e organização institucional e alunos de graduação que irão participar da liga como ligantes. A liga recebera alunos de outras instituições, porém todos devem ser alunos matriculados em um curso de graduação em enfermagem. Como também anualmente há um encontro das ligas estaduais, este ano sediada pela UFF - o JOPERJ; e nacionalmente o SINADEN- ABEn-RJ. Além disso, contamos na equipe com a Tecnica Administrativa vice orientadora da Liga a DRa Silvia Lins da Educação Continuada em Enfermagem do Hospital Universitário Antonio Pedro, com o objetivo de o HUAP ser o primeiro espaço de treinamento dos ligantes.
Local de atuação: As atividades desenvolvidas pela LIGA ACADÊMICA DE PROCESSO DE ENFERMAGEM E PRÁTICA AVANÇADA DE ENFERMAGEM - LIPEPAE serão em âmbito remoto e presencial na Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, e integradas as demais ligas estaduais e nacionais.
Objetivo
OBJETIVO GERAL Contribuir na formação do profissional da saúde durante o curso de graduação, aperfeiçoando suas habilidades e suas atitudes, a respeito do Processo de Enfermagem buscando uma formação científica, humanística e ética, sem ênfase à especialização, abrangendo o aprendizado adquirido para a promoção da saúde, a gerar várias atuações nos níveis de prevenção e tratamento, colaborando para uma dinamização do processo de ensino-aprendizagem. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Promover o conhecimento teórico e prático a cerca do Processo de Enfermagem, bem como de outras especialidades correlatas, em especial na área de Práticas Avançadas em Enfermagem e por meio do ensino e produção científica; Articular rodas de conversa e discussões sobre o tema para propiciar o entendimento do tema e sanar dúvidas; Realizar parcerias com outras ligas e profissionais de saúde para a compreensão e aplicação dos conhecimentos a cerca do Processo de Enfermagem e Prática Avançada. Desenvolver trabalhos de ensino, pesquisa e extensão. Realizar trabalhos e artigos científicos para desenvolver atividades de pesquisa para contribuir com a disseminação e democratização do conhecimento referente ao PE.
Resumo
Apesar do Processo de Enfermagem (PE) ser imprescindível nas instituições brasileiras que abrigam os serviços de enfermagem, sua aplicação, muitas vezes, não é empreendida de forma correta ou completa. A exposição ao processo de enfermagem e sua aplicação, desde a graduação é fundamental na formação de profissionais, pois oportuniza ao enfermeiro adquirir conhecimentos e habilidades necessárias para a prática profissional. Diante disso, o projeto de extensão da Liga Acadêmica de Processo de Enfermagem e Prática Avançada de Enfermagem (LIPEPAE) visa promover atividades que disseminam conhecimentos teóricos e práticos sobre PE e práticas avançadas, e tem como objetivo contribuir na formação do profissional da saúde durante o curso de graduação.